Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ildefonsia bibracteata Gardner CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-09-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Ildefonsia bibracteata é uma espécie herbácea restrita ao Estado do Rio de Janeiro. Tem uma EOO de 94 km² e AOO próximo a 10 km². Ocorre em Floresta Ombrófila Densa, ambiente com histórico de devastação intensa e que atualmente se encontra muito fragmentado e desconectado, com pequenas manchas florestais isoladas e, em sua maioria, perturbadas. Além disso, tem somente três registros de ocorrência, o mais recente realizado há 30 anos; por serem muito próximos, considera-se que a espécie esteja submetida a uma situação de ameaça. Devido à sua área de distribuição reduzida, à especificidade de hábitat e à fragmentação do ambiente onde ocorre, I. bibracteata está "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ildefonsia bibracteata Gardner;

Família: Plantaginaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita em London J. Bot. 1: 185. 1842.

Distribuição

Endêmica do Estado do Rio de Janeiro (Souza, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, de 30-40 cm de altura, terrícolas(Souza, 2009).

Ameaças

1.4 Infrastructure development
Severidade medium
Detalhes A evasão demográfica do interior brasileiro para osgrandes centros, os quais em sua maioria se encontram em áreas costeiras de predomínioda Mata Atlântica, promovendo desta forma uma expansão urbana maciça edesordenada terminaram por contribuir com a fragmentação e depredação deste bioma (Matos, 2007).

1.1.2 Wood plantation
Severidade high
Detalhes A fragmentação deecossistemas é a maior alteração ambiental causada pelo homem na baixadacosteira fluminense, tendo como uma das ameaças o plantio e a extração demadeira (Carvalho et al., 2004).

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes A fragmentação deecossistemas é a maior alteração ambiental causada pelo homem na baixadacosteira fluminense, tendo como uma das ameaça a atividade agrícola (Carvalhoet al., 2004).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Observações: Ocorre em unidade de conservação (SNUC): Parque Nacional da Tijuca, no Estado do Rio de Janeiro (CNCFlora, 2012).

1.2.1.2 National level
Observações: Aespécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Criticamente em perigo" (CR) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SOUZA, V.C. Ildefonsia bibracteata in Ildefonsia (Plantaginaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB012896>.

- SOUZA, V.C. Plantaginaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.417-418, 2009.

- CARVALHO, F.A.; NASCIMENTO, M.T.; OLIVEIRA, P.P.; RAMBALDI, D.M.; FERNANDES, R.V. A importância dos remanescentes florestais da Mata Atlântica da baixada costeira fluminense para a conservação da biodiversidade na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado/Ibama - RJ., p.106-113.

- MATOS, J.J.B.S. Composição florística de espécies arbóreo-arbustivas em trecho de borda situado no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil. Monografia. Serpédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007.

- SOUZA, V.C.; ANDRADE, M.J.G.; GIULIETTI, A.M. Plantaginaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, p.324-325, 2009.

Como citar

CNCFlora. Ildefonsia bibracteata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ildefonsia bibracteata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/09/2012 - 18:48:48